Homeopatas lamentam roubo do bronze de Hahnemann e fazem protesto no domingo

É com pesar que a Liga Homeopática do Rio Grande do Sul (LHRS) comunica mais uma perda irreparável do patrimônio histórico da cidade de Porto Alegre e dos homeopatas gaúchos: a herma de Samuel Hahnemann, localizada do parque Farroupilha (Redenção) – que foi roubada no fim de semana passado, com ousadia, técnica e requintes que só ladrões profissionais de arte em bronze teriam. O monumento foi serrado em sua base de alvenaria, fato que comprova a ação de uma quadrilha especializada neste tipo de crime.

O monumento furtado é a mais antiga homenagem à homeopatia, inaugurada em praça pública na América do Sul, tendo completado 70 anos em 2013. A LHRS já havia mencionado sua vulnerabilidade e solicitado providências à Prefeitura de Porto Alegre (Administração do Parque Farroupilha) quando do roubo do busto de bronze do homeopata Licínio Cardoso, em novembro de 2013. Novamente, a entidade exige que o município e outras autoridades façam uma investigação séria em ferros velhos e outros locais de receptação de metais, para que encontre os autores dos roubos.

Conforme a página nas redes sociais de José Francisco Alves, doutor e mestre em História, Teoria e Crítica de Arte, há uma nova onda de roubos de peças artísticas sem precedentes na história da cidade. Citando o roubo da herma de Hahnemann, em sua postagem “A destruição da Arte Pública em Porto Alegre”, destaca: “Um apanhado do material em curso para possível livro sobre o fenômeno mundial da destruição da Arte Pública em Porto Alegre. Nada comparável a nenhuma outra cidade, em tempos de paz.”

Protesto no domingo
No domingo (12/1), às 10h, no parque Farroupilha (Redenção), a LHRS, profissionais e usuários da homeopatia farão um protesto em frente ao que restou dos monumentos de Hahnemann e Licínio Cardoso, para fazer um desagravo ao roubo das duas obras.

Na inauguração da herma de Hahnemann em 1943, o médico David Castro, fundador da LHRS em 1941, proferiu o seguinte discurso: “Porto Alegre acaba de pagar sua dívida de gratidão a Samuel Hahnemann, cujo gênio universal, no século XVIII, fundando a homeopatia, proporcionando incalculáveis benefícios à humanidade. Uma herma, situada num recanto aprazível e concorrido da cidade, perpetuar-lhe-á, no bronze, a memória imperecível, apontando-o aos vindouros como um exemplo de generosidade, de devotamento, de amor, virtudes que eram inatas no impressionante cientista de Meissen.” (Trecho de “Homenagem Pública à Homeopatia.” (Correio do Povo, 29/8/1943)

Tradição
Desde a inauguração, em 1943, a homenagem à herma de Hahnemann, na Redenção, se transformou numa tradição. Todos os anos, a Liga Homeopática do Rio Grande do Sul, profissionais e usuários prestam sua homenagem em 21 de novembro – Dia Nacional da Homeopatia. Atualmente, com o roubo das duas obras de arte, a cidade de Porto Alegre está com uma dívida com Hahnemann, com a homeopatia da América do Sul, Brasil, RS e com todos os profissionais e usuários desta medicina, desta especialidade da área da saúde, com mínimo impacto ambiental, com benefícios comprovados há mais de 200 anos para as pessoas e os animais.