Liga Homeopática critica o aniquilamento do patrimonio na Redenção

Thamiriz Amado e Marco Aurélio Marocco

Durante a Tribuna Popular da sessão ordinária da Câmara Municipal de Porto Alegre desta quinta-feira (20/3), o diretor da Liga Homeopática do Rio Grande do Sul – LHRS, Ben-Hur Dalla Porta, falou sobre o que considera aniquilamento do patrimônio cultural de Porto Alegre no Parque da Redenção. Dalla Porta lamentou a série de roubos que está acontecendo no local. “Desde outubro de 2013, eliminaram-se as homenagens a três médicos. As peças roubadas eram um tributo aos médicos Samuel Hahnemann, fundador da homeopatia, Licínio Cardoso,
homeopata gaúcho de reconhecimento mundial, e ao médico Annes Dias. Para Dalla Porta, a perda do busto de Samuel Hahnemann é irreparável para os homeopatas gaúchos. “O monumento furtado é a mais antiga homenagem à homeopatia inaugurada em praça pública na América do Sul, tendo completado 70 anos em 2013”, lamentou.

“A história é um aspecto fundamental da cidadania. Precisamos fazer algo urgentemente para salvar o patrimônio cultural. Precisamos salvar o que resta da nossa memória.” Segundo ele, existem propostas para recolocar réplicas das obras nos locais. “Uma das alternativas é substituir o bronze por resina”, afirmou. A tentativa é uma maneira de impedir que os bustos sejam roubados por causa do bronze. “Essa onda de roubos nos deixa um vácuo cultural, são saques tão cotidianos que nos colocam no patamar de capital destruidora de monumentos públicos”, anunciou Dalla Porta.

Homeopatia

Fundada em 17 de abril de 1941, a LHRS é uma instituição sem fins lucrativos, que tem como objetivo a congregação de pessoas interessadas na divulgação, prática e ensino da homeopatia. “Muitos podem achar a homeopatia ingênua, mas o que nos interessa é o homem e a sua vontade de curar as enfermidades”, destacou Dalla Porta.

Criada em 1779 pelo médico alemão Samuel Hahnemann, a homeopatia baseia-se em uma das correntes da medicina fundamentados no princípio dos semelhantes. A Homeopatia é um tratamento através de substâncias que causam sintomas “semelhantes” aos da doença a ser tratada, e apóia-se na observação experimental de que toda substância capaz de provocar determinados sintomas numa pessoa sadia pode curar estes mesmos sintomas numa pessoa doente.

Foto: Francielle Caetano

Fonte: CMPA, com edição de Gelcira Teles