Parque Farroupilha – Porto Alegre, 28 de agosto de 1943.

Parque Farroupilha – Porto Alegre, 28 de agosto de 1943.

Inaugurava-se, por iniciativa da Liga Homeopática do RS, em logradouro público, a primeira herma no Brasil e na América do Sul, em homenagem ao criador da Homeopatia: Samuel Hahnemann.

Nas palavras do então prefeito da capital, na época: “…Hahnemann merece o reconhecimento e a gratidão da humanidade…”
Toda a comunidade homeopática se fez agraciada e homenageada.

Completados mais de 78 anos, o busto original, feito em bronze, em belo trabalho de artistas locais Adão Pereira da Silva e Guilherme Gaudenzi, já foi vítima do vandalismo em cinco situações. Nos últimos 20 anos, foi roubada a placa e do próprio busto, sendo refeita em moldes de resina apropriada sem qualquer valor comercial para aproveitadores.

Seguindo tradição de longa data, todos os anos, em 21 de novembro, dia em que se comemora o Dia Nacional da Homeopatia, a diretoria da LHRS junto a demais entidades homeopáticas da capital, levam flores a herma de seu mestre como forma de homenagem ao querido pai da Homeopatia.

Este ano, mais uma vez a memória da homeopatia foi atacada e picharam o monumento. Como nosso lema é: NENHUM ANO SEM HAHNEMANN, contamos com o apoio sempre interessado e irrestrito da vereadora Lourdes Sprenger @lourdesanimais a qual sempre simpática ao movimento homeopático, conseguiu sua restauração em tempo hábil para nossa homenagem que chega em novembro próximo.

A homeopatia resiste aos ataques mais ferozes, durante seu movimento de promoção da saúde, através do tratamento do doente e não da doença, assim como seu bravo busto do criador da terapêutica que vem arrebanhando cada vez mais adeptos e promovendo mais qualidade de vida pelo mundo.

#NenhumAnoSemHahnemann #tratesecomhomeopatia #homeopatiasim #ligahomeopatica